Objectivos

A Mobinov pretende ser um Cluster de Excelência, que contribua para o crescimento da competitividade do setor automóvel português, suportado em elevados índices de IDI, qualificação dos seus factores críticos de sucesso e na sua presença em mercados internacionais. Para isso, a Mobinov definiu cinco objetivos:
  1. Criar e gerir uma plataforma agregadora de conhecimento e competência no âmbito da indústria do sector automóvel, reconhecida institucionalmente como um cluster económico de competitividade e interesse nacional.
  2. Criação de condições para a obtenção de níveis de inovação e desenvolvimento tecnológico alargados, potenciando a competitividade internacional das indústrias portuguesas do setor automóvel;
  3. Reforçar a competitividade de um setor fundamental da economia promovendo o aumento das exportações.
  4. Captação de investidores da China, da Índia ou da Coreia, no sentido de acolher mais um construtor automóvel;
  5. Contribuir para que Portugal se torne uma referência na investigação, inovação, concepção, desenvolvimento, fabrico e teste de produtos e serviços da indústria do setor automóvel, competindo à Mobinov coordenar, gerir, executar, promover e divulgar ações que visem:
    1. Reforçar a articulação de atores e iniciativas, promovendo parcerias e dinâmicas de clusterização sustentáveis e valorização empresarial nos sectores e fileiras da industria automóvel;
    2. Desenvolver as cadeias de valor dos construtores e fornecedores em Portugal e nos mercados de proximidade;
    3. Promover estratégias globais de fornecimento da indústria de componentes e seus clientes.
As atividades a desenvolver pela Mobinov, compreendem a participação em redes internacionais de conhecimento, iniciativas de promoção internacional, ações de formação/sensibilização/informação, dinâmicas de interclusterização, promoção na partilha de recursos, bem como o empenho na atração de novos associados.

Para este plano de atividades contará com o saber e experiência dos seus associados em projetos de natureza colaborativa, uma vez que cerca de 35% destes já participaram em projetos colaborativos ou outras iniciativas cooperativas.

A criação deste Cluster da Indústria Automóvel, visa reforçar a competitividade de um sector fundamental para a nossa economia promovendo, igualmente, o aumento das exportações do País.

©2018 Mobinov. Todos os direitos reservados.
Portugal2020

Newsletter