Noticias

INDTECH 4.0 NA PSA MANGUALDE

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Fonte: Jornal do Centro

 

 

Há um novo mundo a acontecer na Indústria Automóvel, que alia avanços tecnológicos e processos digitais para conseguirmos fabricar um produto adaptado às exigências do mercado. A este fenómeno chamamos 4ª Revolução Industrial ou, simplificando, Indústria 4.0.

O período de transformação industrial e digital que vivemos, desafia as empresas a serem criativas e arranjarem soluções adaptadas à era 4.0.

Esta enorme mudança do séc. XXI é uma oportunidade para o setor automóvel obter mais inteligência e eficiência do seu processo produtivo e logístico. Aplicando os processos inovadores da Indústria 4.0, conseguimos alcançar uma maior interligação e colaboração ao longo da cadeia de valor, do projeto à operação, permitindo maior inovação, eficiência e customização em massa.

A Indústria 4.0 permite gerar um leque de novas parcerias e oportunidades de negócio, devido ao papel mais relevante das tecnologias de informação e comunicação.

Esta nova era 4.0 não é uma imposição, mas sim uma oportunidade de adaptar o nosso contexto às novas tecnologias, em que, por exemplo, nos pode auxiliar na resolução de problemas na linha de produção que, anteriormente, não tinham solução.

Na fábrica da PSA em Mangualde os conceitos e tecnologias da Indústria 4.0 já estão presentes no processo produtivo desde 2015. No entanto, o grande projeto de inovação – INDTECH 4.0 - Novas tecnologias para fabricação inteligente - está só agora a iniciar a fase de execução.

Este projeto envolve um investimento que ronda os 10 milhões de euros e junta a PSA Mangualde, cinco parceiros tecnológicos e três universidades, assente nos seguintes eixos: sistemas robóticos inteligentes (robôs colaborativos), sistemas avançados de inspeção e rastreabilidade (visão artificial), sistemas autónomos de movimentação, fábrica digital e fábrica do futuro.

Após dois anos de preparação e negociação com a AICEP, o contrato de investimento foi assinado no passado mês de maio por todos os parceiros, que oficializaram o lançamento da execução do INDTECH 4.0.

A PSA Mangualde está integrada no Comité Estratégico da iniciativa Indústria 4.0, que coloca Portugal e o projeto PT2020 na rota da Quarta Revolução Industrial. De salientar que o projeto INDTECH 4.0 faz parte das 10 medidas mais emblemáticas da estratégia do Governo para a Indústria 4.0, porque vai ajudar a posicionar a indústria automóvel portuguesa nesta nova era.

A concretização deste projeto vai permitir aumentar a flexibilidade e a competitividade da fábrica, colocando-a em condições de ainda mais alta performance industrial, o que é fundamental para o seu futuro.

©2018 Mobinov. Todos os direitos reservados.
Portugal2020

Newsletter